O que significa saber ler e escrever até o final do 2º ano do Ensino Fundamental?
A versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino infantil e fundamental, apresentada em 06/04/2017 pelo Ministério da Educação (MEC), determina que toda criança deve estar plenamente alfabetizada até o fim do segundo ano — na versão anterior da Base, o prazo era até o terceiro ano.
Uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever. Essa afirmação é bastante óbvia e de fácil compreensão, porém, ela se complica se acrescentarmos a seguinte pergunta: o que significa saber ler e escrever ao final do 2º ano do Ensino Fundamental?
De acordo com as evidências mais consistentes sobre alfabetização apontadas em diferentes estudos internacionais, uma pessoa alfabetizada consegue ler textos simples, com uma velocidade de pelo menos sessenta a oitenta palavras por minuto, com menos de 5% de erros.
No quesito da escrita, as evidências mostram que escrever não significa copiar um texto para uma folha de papel ou digitá-lo no computador. Essa habilidade requer muito mais. Para considerar que a criança está alfabetizada, o adulto deve assegurar que ela saiba escrever palavras e frases simples sob condição de ditado, sendo que cada palavra deve conter todos os grafemas, ainda que a ortografia não seja perfeita – uma vez que estamos considerando crianças no início da vida escolar.
A criança também deve ser capaz de redigir pelo menos frases simples, de forma legível, inteligível e com sentido, sem copiá-las da lousa ou do livro. Em outras palavras: a criança alfabetizada é aquela que domina o código alfabético, que sabe transformar uma palavra oral em palavra escrita e vice-versa.
Alfabetizar significa ensinar a criança a adquirir essas competências.
Para ser plena, a alfabetização deve ser combinada com a compreensão de texto. Sabemos que muitas pessoas até conseguem ler, mas não compreendem o sentido do que leram. Isso prova que ler é diferente de compreender. Para ler, você aplica as regras do código alfabético e extrai o som das palavras. Você pode até mesmo conhecer o sentido de muitas dessas palavras. Mas para compreender é preciso muito mais: é preciso conhecer o conteúdo do que se lê.
Podemos ler sem compreender – e também podemos compreender sem ler. É o caso de crianças que chegam ao 2º ano do Ensino Fundamental compreendendo muitas coisas, mas não sabem ler. É também o caso do analfabeto adulto.
Será que toda criança está preparada para estar alfabetizada até o final do segundo ano?
Será que todas as crianças dão conta dessa demanda? E ao mesmo tempo? Sabemos que, na prática, não é bem assim.
Todas as crianças têm capacidade de aprender, mas nem todas amadurecem no mesmo ritmo. Apesar de as crianças terem a mesma idade cronológica de seus pares, algumas ainda não estão “preparadas” nem fisiologicamente, nem emocionalmente para obterem os resultados determinados pelas instituições de ensino.
Qual seria, então, o tempo certo? O tempo certo é o tempo de cada criança. E quem vai contribuir para a otimização desse tempo é o ambiente familiar. Não se caracteriza aqui esse ambiente apenas por pai, mãe, irmãos, mas por todo o grupo de pessoas com as quais a criança convive.
Teoricamente toda criança tem potencial para aprender, mas algumas apresentam dificuldades enquanto outras superam o que é esperado delas. E é preciso que tenhamos em mente essas diferenças para que não comparemos umas com as outras.
Elas devem, sim, ser “comparadas com elas mesmas”. Ou seja, devemos avaliá-las de forma processual e contínua, observando o seu desenvolvimento. Ao percebermos que uma criança não está conseguindo alcançar os resultados esperados, é preciso verificar junto com a família para ajudar e acompanhar o processo cautelosamente, para que as dificuldades, porventura existentes, sejam superadas de maneira prazerosa e sem sofrimento.
Os primeiros anos são muito importantes para a vida de qualquer indivíduo.
Você concorda que a criança deve estar alfabetizada até o final do 2º ano?
Deixe aqui sua opinião.
Fonte: https://oglobo.globo.com
https://www.alfaebeto.org.br
portalgramadonews.com.br/Sirlei Fontana Kautzmann