top of page

4 DICAS PARA CRIAR RELAÇÕES MELHORES ENTRE ALUNOS E PROFESSORES.


O ambiente educacional requer, mais do que nunca, a habilidade do trabalho em grupo. Em um cenário de mudanças constantes, o professor deve atuar como um mediador do conhecimento, buscando traduzir de forma fácil e, ao mesmo tempo, completa, os propósitos pedagógicos definidos pela instituição. Isso, é claro, sem deixar de lado os objetivos a serem alcançados pelos alunos, assim como a relação com os estudantes.

Invista no diálogo

O professor tem a função de atuar, diariamente, com mediação e liderança. Para que obtenha sucesso na sua atuação em sala de aula, é fundamental investir no diálogo.

Ouvir sugestões dos alunos e também relatos sobre a evolução do aprendizado e dificuldades apresentadas pelo grupo facilita a análise e, consequentemente, a busca por melhores resultados tanto dos docentes quanto dos discentes.

Seja criativo

Tornar cada aula inesquecível e fazer com que o conteúdo seja entendido facilmente pelos alunos é uma missão complexa, mas possível de ser cumprida. Uma boa alternativa é usar a criatividade para elaborar atividades em grupo que expandem a vontade de aprender e que ajudem os alunos a compreender determinada disciplina.

Além disso, a variação de elementos pedagógicos contribui para um convívio mais agradável em sala de aula, já que novidades e inovações chamam a atenção do aluno, estimulando seu engajamento e participação em sala de aula.

Valorize o respeito mútuo entre alunos e professores

É normal, dentro da sala de aula, um professor considerado uma referência positiva ouvir reclamações dos alunos sobre determinado docente que, segundo eles, não apresenta um bom trabalho. Para não dar margem a esse tipo de situação, é necessário esclarecer aos alunos que cada professor tem o seu jeito de atuar e que isso contribui para diversificar o trabalho apresentado pela instituição.

É importante ouvir cada questionamento com atenção e respeito, até mesmo aqueles referentes aos conteúdos mais simples, já que a dúvida de um aluno pode ser a dúvida do grupo e pode indicar lacunas de aprendizagem a serem superadas.

A relação entre ensino e aprendizado envolve diversos fatores, mas por meio dessas simples ações apresentadas, fica mais fácil aproximar os alunos dos professores, gerando uma convivência mais agradável dentro do ambiente escolar e contribuindo no processo pedagógico.

Faça um trabalho construtivo que vá além da sala de aula

Mesmo que haja muitos conteúdos a serem apresentados, é necessário que o professor apresente conceitos que vão além da sala de aula, sem deixar, é claro, de seguir os preceitos educacionais determinados pela instituição e o cronograma de atividades elaborado.

Apresentar situações cotidianas que contribuam para a formação do estudante como cidadão, trazendo mais experiências sobre a vida em geral, é uma excelente forma de fazer um trabalho contextualizado e contribuir para a formação do caráter dos alunos. Para isso, é importante que o professor tenha conhecimento dos costumes de seus alunos e da realidade em que esses jovens estão incluídos, de forma a estabelecer uma relação mais próxima.

Dessa forma, investir em uma boa relação entre professores e alunos contribui muito para o desenvolvimento dos estudantes e para a sua formação. Nesse contexto, é importante pensar em práticas que ajudem a desenvolver os estudantes considerando as particularidades de cada um, de forma a incentivar seus pontos fortes e superar suas dificuldades. Preparamos um e-book sobre o assunto:

Fonte:https://www.somospar.com.br /Amanda Viegas


Ana Rita Bordin Cardoso

Psicopedagoga clínica com Pós-Graduação em Educação Especial e Neuropsicopedagogia

Posts Recentes
bottom of page