O QUE É A SÍNDROME DA DEFICIÊNCIA POSTURAL?
Uma série de sintomas combinados têm chamado atenção entre os diversos profissionais que trabalham com a postura. Conheça algumas manifestações que podem configurar a Síndrome da Deficiência Postural (SDP):
Dores musculares persistentes,
Cefaleias
Nevralgias
Vertigens e perdas de equilíbrio
Fadiga crônica
Dificuldades de concentração
Perdas de movimentos
Distúrbios da visão e da audição
Além desses sintomas merecem atenção ainda as dores na região ocular, na coluna cervical e na lombar, bem como o hábito de ranger dentes e enjoos frequentes.
Mas como essas manifestações se relacionam com a postura?
Entre milhares de funções para as quais o cérebro humano está programado, uma delas é saber reconhecer a forma e o volume do corpo, bem como sua posição exata que este ocupa no espaço.
O que pode acontecer então, quando algo perturba esta capacidade?
Sem a orientação espacial adequada, a transmissão e a integração de informações necessárias para o equilíbrio postural fica defasada e o cérebro passa a dar ordens erradas a diversas estruturas do organismo, o que caracteriza um distúrbio do funcionamento do Sistema Proprioceptivo. Enquanto houver déficit da função postural as informações que chegam ao cérebro serão mal recepcionadas e consequentemente processadas incorretamente.
A criança pode começar a apresentar falta de atenção, desconcentração, dificuldade de ler e aprender os conteúdos da escola, e os professores logo desconfiam de Dislexia ou Déficit de Atenção.
Os sintomas da dislexia podem indicar que a pessoa possui a Síndrome da Deficiência Postural quando associados a outros distúrbios, tais como os já citados acima. Muitas vezes esses pacientes se queixam de dores que nunca passam ou de tonturas e enjoos que não melhoram, tudo isso devido à dificuldade de localização espacial causada pelo distúrbio.
Nos idosos, a descompensação do Sistema ocorre em função do Envelhecimento Postural. Mas, qual a relação entre a Dislexia e a SDP? Em muitos casos, a SDP diminui a capacidade de convergência dos olhos, ficando o paciente incapaz de fixar o mesmo ponto por períodos de tempo normais. Ou seja, do problema postural decorre uma instabilidade ocular que interfere com a informação visual que chega ao cérebro, tornando-o incapaz de reconhecer determinadas letras e representações gráficas.
Fonte: escoladepostura.com.br