top of page

Como tirar a mamadeira do seu filho


É costume tirar a mamadeira a partir de 1 ano e meio e até os 3. Fazer isso pode representar uma perda para a criança – mas ela tende a sofrer menos do que os pais, que ficam morrendo de pena do filho. Não precisa ser assim.

Antes de tudo Para fazer uso saudável do objeto, os pais precisam estar cientes de que a mamadeira é apenas um meio de dar o alimento à criança e, por isso, não deve ficar disponível na mão dela o dia todo, pois pode ser usada como chupeta. Os profissionais consultados ressaltam que, a partir dos 6 meses, a criança pode começar a tomar sucos e água em copinhos com tampas adaptadas (e com a devida supervisão), em vez de usar mamadeiras pequenas. A medida facilita a adaptação aos copos, familiarizando a criança desde cedo com o objeto.

Quando tirar? Não há um consenso entre os pediatras sobre a idade de retirada da mamadeira. Em geral, a recomendações é que a transição para o copo aconteça entre o primeiro e o terceiro ano de vida.

O que observar? Esteja atento à coordenação motora da criança. Quando ela demonstra que tem firmeza para segurar o copo sozinha, é um bom momento para começar a tirar a mamadeira.

Como tirar? Explique ao seu filho que ele está crescendo e que, por isso, precisa começar a usar copo ou caneca, como os adultos e as crianças maiores fazem. Isso costuma dar certo, segundo os especialistas, porque eles gostam de se sentir grandes e independentes. Vale também contar uma boa história e convencê-lo a "doar" a mamadeira para outros bebês que precisam. Dar o objeto ao Papai Noel, ao coelho da Páscoa ou qualquer outro personagem imaginário que a criança goste é uma saída. Outra boa maneira de incentivá-lo a largar a mamadeira é deixar que ele escolha um copo bem bonito, do personagem preferido dele. Os que têm aquela tampa com bico duro e furinhos facilitam o processo para crianças mais novas. As asas laterais no copo também ajudam na coordenação. Comece tirando a mamadeira do dia e, quando seu filho estiver acostumado, elimine também a da noite. Para não voltar atrás, evite levá-lo nos passeios: dê preferência aos squeezes (que evitam vazamentos) e retire a tampa na hora de servir ou use um canudinho.

Quando pedir ajuda? A forma de sugar o bico da mamadeira é diferente do peito, e por isso, se durar muitos anos, pode ser prejudicial. O uso de bicos artificiais leva à respiração bucal, a alteração na ossatura e musculatura da boca e no posicionamento da língua e dos dentes. Se notar algum desses problemas, converse com o pediatra.

Fonte: https://revistacrescer.globo.com

Maria Clara Vieira


Ana Rita Bordin Cardoso

Psicopedagoga clínica com Pós-Graduação em Educação Especial e Neuropsicopedagogia

Posts Recentes
bottom of page