top of page

Pais e professores, aliados ou inimigos?


O envolvimento dos pais pode ser decisivo para o sucesso ou fracasso dos filhos na escola.

Até alguns anos, pais e professores eram aliados, mas hoje em dia parecem estar em lados opostos.

Antes, quando uma criança se portava mal na escola, os pais se colocavam ao lado do professor, e se considerassem oportunos, duplicavam o castigo. Hoje em dia, a gente sabe que alguns professores têm se sentido ameaçados quando o pai se apresenta na escola para se queixar da sanção que impuseram à criança, sobretudo quando se trata de expulsões temporais que possam interferir nas suas longas jornadas laborais.

Relação dos pais com os professores da escola da criança

É certo que os pais têm que enfrentar diariamente duros e longos dias de trabalho e que, com a crise, eles vivem tão preocupados em conseguir um melhor salário no final do mês, que acabam se esquecendo de impor ordens claras e racionais em casa, o que na opinião de educadores e psicólogos tem consequências graves na educação dos filhos.

Muitos pais têm se negado a instaurar em casa o modelo autoritário que foram educados, mas tão pouco têm sabido encontrar um novo. E por outro lado, a ausência do lar cria um enorme sentimento de culpa, que os pais, na maioria das vezes, tratam de compensar com concessões, mimos e compensações materiais de todo o tipo, o que acaba forjando crianças e adolescentes fracos e imaturos.

As instituições educativas defendem que não é da sua responsabilidade a tarefa de educar, que isso é papel da família e que a escola deve colaborar, mas a responsabilidade é dos pais. É precisamente neste ponto onde surge o conflito, que acaba criando e alimentando um áspero clima social: as escolas pretendem se concentrar mais na formação profissional e menos na pessoal, porque estão se perdendo importantes valores tradicionais como o esforço, a exigência e o respeito.

O mais terrível é o descrédito do saber que está afetando a escola e a universidade. Esse ideal de estudo, de trabalho duro e de recompensa, já não funciona.

No Brasil, é visível a falta de compromisso dos governos com a Educação. Professores despreparados, alunos rebeldes e sem limites, salários muito baixos e a falta de esperança tem feito com que a criança acabe não tendo uma educação de qualidade, principalmente nas escolas públicas. Na verdade, o professor deveria promover ensino de valores, que por sua vez deveria ser iniciado em casa.

Um trabalho conjunto entre pais e professores deveria ser a meta para melhorar o ensino no país.

https://br.guiainfantil.com

Marisol Nuevo


Ana Rita Bordin Cardoso

Psicopedagoga clínica com Pós-Graduação em Educação Especial e Neuropsicopedagogia

Posts Recentes
bottom of page