Depressão na adolescência deve ser levada a sério.
A depressão na adolescência é uma doença, que deve ser levada a sério, pois se não for adequadamente tratada pode causar consequências como abuso de drogas e suicídio, que são problemas sérios na vida do adolescente.
Algumas características clínicas da depressão na adolescência são tristeza, irritabilidade constante, falhas de memória, baixa auto-estima e sentimento de inutilidade. Estas características podem ajudar os pais, professores e amigos próximos a identificar este problema.
A depressão na adolescência tem cura se o jovem tiver acompanhamento médico, psicológico, apoio familiar e tomar os remédios receitados.
Principais causas da depressão na adolescência:
Drogas e alcoolismo;
História familiar de depressão;
Situações de estresse como doença crônica, perda de alguém querido ou fracasso escolar;
Necessidade de sucesso e perfeição;
Alterações no corpo como crescimento de pêlos ou seios;
Distúrbios hormonais.
Problemas familiares como falta de atenção e carinho, implicância dos colegas na escola ou rejeição podem ser outras causas para o aparecimento de depressão na adolescência.
Os sintomas de depressão que o adolescente pode apresentar podem ser:
Tristeza;
Cansaço constante;
Problemas de memória e concentração;
Alterações de humor;
Choro frequente;
Falta de interesse ou prazer nas atividades diárias;
Diminuição do apetite;
Perda ou ganho de peso;
Insônia.
Muitas vezes os adolescentes apresentam sentimentos exagerados de culpa que levam a pensamentos suicidas ou homicidas.
O diagnóstico da depressão pode ser feito pela análise dos sintomas pelo psiquiatra ou por um médico experiente, que poderá diferenciar estes sintomas de situações como estresse, ansiedade.
Como é feito o tratamento?
O tratamento da depressão na adolescência é feito com medicamentos antidepressivos prescritos pelo médico. Entretanto, é fundamental a realização de psicoterapia para que o tratamento seja completo, pois ela ajuda os adolescentes a explorar sentimentos ou acontecimentos que são dolorosos para ele.
A prática de esportes e atividades culturais, acompanhamento psicológico e dos pais é importante para ajudar o adolescente a recuperar da depressão.
Fonte: https://www.tuasaude.com
*Drª. Beatriz Beltrame