top of page

Seu filho/aluno sabe fazer resumo?


O motivo dos professores pedirem tantos relatórios, não é segredo para ninguém: para realizar a atividade, os alunos precisam ler o conteúdo, pensar sobre ele e reescrever com suas próprias palavras, as principais ideias abordadas.

Desta forma, os estudantes assimilam e internalizam com muito mais facilidade os conceitos aprendidos. Afinal, não dá para contar sempre com a memória: ao terminar de ler um livro ou assistir a um filme, podemos até lembrar de todo o conteúdo que nos foi transmitido – inclusive com detalhes, se estivermos prestando muita atenção. Mas, com o passar do tempo, as lembranças vão ficando mais fracas. Eis que surgem os resumos para nos ajudar a fixar os conhecimentos.

Nove técnicas para arrasar nos resumos:

1. Leia todo o texto para se familiarizar com o conteúdo;

2. Releia o material, sublinhando frases ou palavras que julgar importantes. Isto ajuda a identificar os ponto-chaves;

3. Risque os exemplos ou detalhes, para identificar as ideias principais do texto;

4. Identifique as expressões conectivas – como ‘por causa de’, ‘assim sendo’, ‘além do mais’, ‘em decorrência de’ e ‘por outro lado’. Geralmente, elas fazem a ligação entre as ideias apresentadas no texto;

5. Faça mini resumos de cada parágrafo;

6. Leia os resumos dos parágrafos e veja se há uma linha de raciocínio coerente;

7. Não comente as ideias do autor no seu texto: resumos, apenas, sintetizam o conteúdo do material. Também não use expressões como “segundo o autor”, que expressam opinião;

8. O tamanho de um resumo varia de acordo com o assunto abordado. No entanto, no geral, recomenda-se que o texto nunca ultrapasse 20% do tamanho do conteúdo original;

9. Quando se trata de um filme ou livro, registre no resumo, apenas, os personagens, ambientes e ações mais importantes da história. Diálogos, descrições detalhadas, cenas e personagens secundários devem ficar de fora.

Com essas técnicas para resumir textos, sua capacidade de interpretação se aprimora também e você já sabe que essa é uma das principais habilidades para se dar bem em grandes provas como vestibular, Enem, concurso…

A prática pode, até mesmo, ser adotada por você na rotina de estudos, sem que o professor peça. Muitas pessoas fazem resumos do conteúdo aprendido para fixar melhor os ponto-chaves de cada matéria. Já pensou em aderir a essa rotina?

Como tudo na vida, a prática é o maior mestre. Comece. Tente. Erre para aprender. Improvise. Adapte. Melhore. Faça os resumos dando-lhes seu estilo pessoal.

Fonte: https://canaldoensino.com.br

http://www.direitoaprendido.com.br


Ana Rita Bordin Cardoso

Psicopedagoga clínica com Pós-Graduação em Educação Especial e Neuropsicopedagogia

Posts Recentes
bottom of page