QUANDO O ALUNO TEM MEDO DE ERRAR E APRENDER.
Negativismo, pensamento catastrófico, medo, insegurança. Assim, vive uma pessoa ansiosa, criança ou adulta. Cercada de pensamentos ruins, que muitas vezes a impede de executar atividades simples. Pensamentos recorrentes que causam dor. É diferente daquele friozinho na barriga que sentimos quando vamos enfrentar algo novo, mas que logo irá passar.
Indícios de uma possível evolução para um TRANSTORNO ANSIOSO podem ser notados desde muito cedo, já na primeira infância. Na escola, podem ser muito bem observados.
Crianças que se isolam, que fogem de desafios, que de prontidão já falam que não conseguem, que não são boas em nada.
Crianças que se mostram dispersas porque estão pensando em algo que lhes causam sofrimento, algo muitas vezes fantasioso sobre sua real capacidade.
Crianças aflitas, mesmo com pequenas críticas e que não se desvencilham de palavras ditas há um bom tempo.
Não é fácil aprender assim. É como se o pensamento dela não estivesse realmente ali, em sala de aula.
Imagine você pensando diante de alguém que quer lhe ensinar algo:
- Eu nunca vou aprender isso!
Qual é a abertura que você está dando para transformar o seu cérebro e de fato aprender? Nenhuma!
Pais e professores devem ouvir a criança, ouvir o que ela tem a dizer sobre o momento em que estão aprendendo. Ouvir suas angústias e preocupações e tentar evitar que esses sentimentos evoluam e que fujam do controle.
Há casos que se tornam graves. Você sabia que algumas crianças ansiosas nem conseguem ir para a escola? E não é porque elas estão acomodadas em casa. Elas verdadeiramente não conseguem, tamanho o sofrimento.
Há crianças que apresentam sintomas físicos (dor de cabeça, dor de barriga, vômitos, tonteira) quando se imaginam entrando na escola, passando por algum teste ou mesmo sendo censurado oralmente por um professor.
Por isso, não conseguem adentrar os portões do colégio. E acabam passando por avaliações de vários especialistas para tentar encontrar motivos físicos para justificar todos os sintomas.
Preocupante, não?
Devemos ter muito cuidado em relação à maneira como exigimos de nossas crianças. Pois, aquela menina ou menino que já tem dificuldade para aprender e que já tem um perfil ansioso pode piorar caso a escola ou a família não estabeleçam um suporte afetivo adequado.
O fracasso é algo que até os adultos temem hoje em dia, mas se o fazem é porque na infância não lhes ensinaram a que errar é algo que ajuda a crescer e a aprender.
Fonte: https://br.guiainfantil.com
http://infanciaecomportamento.com.br