top of page

Como expressar que não gostei do comportamento de meu filho?


Em muitos momentos, sentimos dificuldades em conversar com nossos filhos. Garantir a existência do diálogo pode ser uma tarefa difícil, que pode também estar relacionada a fatores como: local, momento em que ocorre a conversa, estado de humor e disponibilidade de tempo. Por exemplo, quando estamos atarefados ou com alguma dificuldade para resolver, às vezes, é difícil manter a calma com eles.

Muitas vezes, é difícil criar um ambiente agradável, pois há momentos de briga e desobediência em que sentimos raiva. Esse sentimento é natural porque está relacionado às mudanças que ocorrem no ambiente. Contudo é possível construir situações favoráveis, pela expressão de amor e afeto.

Como expressar sentimentos negativos e solicitar mudança de comportamento:

1. Descrever o comportamento que nos desagradou, dizendo o que a criança fez ou disse, o momento e lugar em que isso aconteceu e a frequência com que esse comportamento tem ocorrido.

2. Expressar os sentimentos ou pensamentos negativos que o comportamento inadequado gerou em você.

3. Especificar de forma concreta, que comportamento você quer que seu filho mude. Peça um ou dois comportamentos que não sejam muito difíceis. É importante perguntar se ele concorda com a sua opinião e

tentar chegar a um acordo.

4. Dizer as consequências positivas que ocorrerão caso realmente mude de comportamento. No caso de ser necessário (e apenas nesse caso), diga a ele quais consequências negativas ocorrerão se ele não mudar.

Sentimentos positivos, elogios, opiniões, ações e palavras juntas vão tornar esse momento numa relação que pode ser transformada e melhorada.


Ana Rita Bordin Cardoso

Psicopedagoga clínica com Pós-Graduação em Educação Especial e Neuropsicopedagogia

Posts Recentes
bottom of page