top of page

Férias Escolares – o que fazer com as crianças?


Aproximam-se as férias escolares e muitos pais, certamente, já começam a se perguntar o que vão fazer com os filhos em casa. A maioria deles trabalha e se preocupa em deixá-los em casa.

Antes de tudo, é preciso lembrar que o tempo de férias é necessário para as crianças e jovens descansarem das atividades escolares e poderem voltar com mais disposição aos estudos. E a escola também precisa de um tempo sem eles para poder, durante esse período, programar e preparar as atividades para quando eles voltarem.

Os pais precisam, portanto, programar esse período de folga dos seus filhos e não deixar que tudo seja improvisado e vivido de qualquer jeito, pois é um tempo precioso.

Criatividade é o alimento da inovação e o assunto envolve as crianças, principalmente aquelas que estão em fase de alfabetização e buscam maior contato com o mundo. Existem várias brincadeiras para estimular a criatividade e elas são mais efetivas quanto menores forem as crianças, justamente por pensarem mais livremente. Com a chegada das férias escolares, muitos pais procuram formas de aproveitar melhor o tempo ao lado dos filhos e reservar algumas horas para brincadeiras e oficinas, que podem ser uma forma divertida de interagir com os pequenos. Os pais precisam estar atentos para que essas atividades não se transformem em uma "aula" dentro de casa e, por essa razão, a forma como a atividade será desenvolvida precisa ser prazerosa para as crianças. "Elas são curiosas e, por isso, ter acesso a diferentes possibilidades (tintas, revistas, colas, fios, elementos da natureza, como folhas e areia, embalagens, entre tantos outros) pode estimulá-las potencializando a criatividade", explica a terapeuta ocupacional da Mercur, Cristina Fank. As oficinas vão estimular as crianças a descobrirem qual é a melhor forma de brincar e se divertir. O papel do adulto é possibilitar a aproximação delas com os diferentes materiais, mostrando suas funcionalidades, tudo para despertar o desenvolvimento das crianças. Confira algumas atividades que podem ser desenvolvidas com as crianças: Maquetes com caixinhas diversas: utilizar caixas de chá, remédios e outras. Virá-las do avesso, fechá-las com fita adesiva e explorar a pintura das caixas com tinta guache. Os detalhes da pintura podem ser feitos com caneta permanente. Se a criança quiser, também pode customizar a caixinha com elementos da natureza usando a cola branca para fixá-los; Massinha de modelar caseira - com sal, farinha de trigo, água e pó para refresco é possível fazer em casa a massinha que tanto as crianças gostam de brincar. Essa pode ser uma forma divertida de colocar a criança em contato com os utensílios de cozinha, por exemplo. Painéis – distribuir folhas grandes pela casa e deixar a criança usar a tinta guache ou o giz de cera para pintura. Essa pode ser uma ótima ideia para reutilizar os papéis de presente do Natal. "Varal da arte" – montar um varal dentro de casa ou no quarto da criança para pendurar as criações, como as pinturas, como uma forma simples de valorizar e apreciar o seu trabalho.

Talvez nem todas as sugestões se encaixem na sua realidade. De qualquer forma, tenho certeza que algumas dicas serão válidas.

http://www.bonde.com.br


Ana Rita Bordin Cardoso

Psicopedagoga clínica com Pós-Graduação em Educação Especial e Neuropsicopedagogia

Posts Recentes
bottom of page