Método Fônico
O método fônico é um método de alfabetização que primeiro ensina os sons de cada letra e então constrói a mistura destes sons em conjunto para alcançar a pronúncia completa da palavra. Permitindo dessa forma que se consiga ler toda e qualquer palavra.
O objetivo ainda não é o de ensinar a criança a ler ou escrever com ortografia perfeita. Seu objetivo é ajudá-la, através de exercícios, a descobrir que há uma relação bastante sistemática entre os sons que ela ouve nas palavras e as letras que representam estes sons.
Para desenvolver a consciência fonêmica, o professor deve apresentar os sons das palavras, mas não de maneira mecânica e sem sentido. Seu objetivo deve ser fazer com que as crianças entendam que:
as palavras têm sons: cada palavra tem um som diferente;
as letras representam os fonemas ;
para mudar a palavra, precisa mudar uma ou mais letras;
quando muda a letra, a palavra fica diferente, tem outro som;
para ler, é preciso identificar os sons que as letras representam e juntar estes sons para formar a palavra. As técnicas básicas são duas: análise e síntese de fonemas, para formar a palavra.
A criança não aprende a escrita, complexo sistema de signos, através de atividades mecânicas e externas aprendidas na escola. O seu domínio da escrita resulta de um longo processo de desenvolvimento de funções comportamentais complexas, no qual participa e atua e que leva para a sala de aula. (VYGOTSKY-1984).
O método fônico tem como unidade central o fonema e “passou a ser adotado no lugar do alfabético na tentativa de superar a grande dificuldade existente naquele por causa da diferença entre o nome som da letra” (RIZZO 1986, p. 07).
Aos alunos com obstáculos na aprendizagem, caracterizado por baixa habilidade no aprender a decodificar, memória auditiva deficitária, dificuldades em leitura ortográficas, o método fônico tem se revelado muito eficaz. Por isso há elementos indicadores de que este venha a ser igualmente ativo ao aluno com déficit intelectual.
O método atende às características específicas na área de aquisição da linguagem oral e escrita destes alunos, como : imprecisão na captação de dados, dificuldades em considerar duas ou mais fontes de informação ao mesmo tempo, disfunção de orientação viso-espacial, percepção difusa, disfunção verbal receptiva e expressiva, imaturidade linguística, disfunções entre linguagem e memória verbal, dentre outras.
Antes de adotar um método de alfabetização, é preciso considerar o contexto de cada ambiente ensino e, principalmente, do professor que irá colocá-lo em prática, para garantir que o profissional tem familiaridade e facilidade com seu objeto de trabalho.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Método_fônico
https://pt.wikipedia.org/wiki/Método_fônico