top of page

Se você tem alternância de episódios de depressão com os de euforia constante, Cuidado! Pode estar c


O transtorno bipolar é um problema em que as pessoas alternam entre períodos de muito bom humor e períodos de irritação ou depressão. As chamadas "oscilações de humor" entre a mania e a depressão podem ser muito rápidas e podem ocorrer com muita ou pouca frequência.

Tipos de transtorno bipolar:

  • Transtorno bipolar tipo 1: pacientes apresentam pelo menos um episódio maníaco e períodos de depressão profunda. Antigamente, o transtorno bipolar do tipo 1 era chamado de depressão maníaca

  • Transtorno bipolar tipo 2: pacientes nunca apresentaram episódios maníacos completos. Em vez disso, elas apresentam períodos de níveis elevados de energia e impulsividade que não são tão intensos como os da mania (chamado de hipomania). Esses episódios se alternam com episódios de depressão.U

  • Uma forma leve de transtorno bipolar chamada ciclotimia envolve oscilações de humor menos graves. Pessoas com essa forma alternam entre hipomania e depressão leve. As pessoas com transtorno bipolar do tipo II ou ciclotimia podem ser diagnosticadas incorretamente como tendo apenas depressão.

Principais sinais do transtorno bipolar:

Fase maníaca:
  • Distrai-se facilmente; Redução da necessidade de sono; Capacidade de discernimento diminuída; Pouco controle do temperamento; Compulsão alimentar, beber demais e/ou uso excessivo de drogas; Manter relações sexuais com muitos parceiros; Gastos excessivos; Hiperatividade; Aumento de energia; Pensamentos acelerados que se atropelam; Fala em excesso; Autoestima muito alta (ilusão sobre si mesmo ou habilidades); Grande envolvimento em atividades; Grande agitação ou irritação.

Fase depressiva:
  • Desânimo diário ou tristeza; Dificuldade de se concentrar, de lembrar ou de tomar decisões; Perda de peso e perda de apetite; Comer excessivamente e ganho de peso; Fadiga ou falta de energia; Sentir-se inútil, sem esperança ou culpado; Perda de interesse nas atividades que antes eram prazerosas; Baixa autoestima; Pensamentos sobre morte e suicídio; Problemas para dormir ou excesso de sono; Afastamento dos amigos ou das atividades que antes eram prazerosas.

O risco de tentativas de suicídio em pessoas com transtorno bipolar é grande. Os pacientes podem abusar do álcool ou de outras substâncias, piorando os sintomas.Em alguns casos, as duas fases se sobrepõem. Os sintomas maníacos e depressivos podem ocorrer juntos ou rapidamente um após o outro. Isso recebe o nome de estado misto.

  • fonte : http://www.minhavida.com.br/saude/temas/transtorno-bipolar


Ana Rita Bordin Cardoso

Psicopedagoga clínica com Pós-Graduação em Educação Especial e Neuropsicopedagogia

Posts Recentes
bottom of page