"Não consigo ler o que meu aluno/filho escreve". Disgrafia ?
A disgrafia é também chamada de letra feia. Isso acontece devido a uma incapacidade de recordar a grafia da letra. Ao tentar recordar este grafismo escreve muito lentamente o que acaba unindo inadequadamente as letras, tornando a letra ilegível.
A criança lê, fala, mas não consegue transmitir informações visuais ao sistema motor, possivelmente pode ter problemas motores e de equilíbrio.
Não é algo que se perceba com facilidade dentro do ambiente escolar. Uma pessoa que não esteja previamente preparada e qualificada dificilmente será capaz de perceber a disgrafia, confundida apenas como letra feia. Na maioria dos casos, está ligado a distúrbios neurológicos, necessitando de tratamento e acompanhamento de uma equipe multidisciplinar com neurologista, fonoaudiólogo, psicopedagogo, terapeuta, em conjunto.
Quais são as características da disgrafia?
Lentidão na escrita, letra ilegível, escrita desorganizada, traços irregulares, desorganização do texto, não conseguem se localizar em mapas, escrita em espelho, problemas na hora de amarrar o sapato ou abotoar a camisa, falta de noção de espacialidade, entre outros.
Se a criança tiver apenas dificuldade para escrever, mas não apresentar problemas em outras atividades motoras, provavelmente ela não tem o distúrbio.
É importante ressaltar que a disgrafia não compromete o desenvolvimento intelectual da criança.
Tanto os pais, como os professores devem conhecer a necessidade de uma avaliação, com vistas a um diagnóstico diferencial, e também ao tratamento necessário para cada caso de disgrafia.