Por que meu filho não aprende ?
Uma das causas mais frequentes pode ser o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade(TDAH) que é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
É um transtorno comum ?
Ele é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.
Quais são os Sintomas do TDAH ?
*Sintomas de desatenção: Deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou durante outras atividades; Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas; Não escuta quando lhe dirigem a palavra; Não segue instruções e não termina deveres de casa, tarefas domésticas ou tarefas no local de trabalho; Tem dificuldade para organizar tarefas e atividades; Evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado (tarefas escolares, deveres de casa, preparo de relatórios etc.); Perde objetos necessários às tarefas ou atividades; É facilmente distraído por estímulos externos (para adolescentes mais velhos e adultos pode incluir pensamentos não relacionados); É esquecido em relação as atividades cotidianas.
*Sintomas de hiperatividade e impulsividade: Remexe ou batuca mãos e pés ou se contorce na cadeira; Levanta da cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado (sala de aula, escritório, etc.); Corre ou sobe nas coisas, em situações onde isso é inapropriado ou, em adolescentes ou adultos, ter sensações de inquietude; É incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente; Não conseguir ou se sentir confortável em ficar parado por muito tempo, em restaurantes, reuniões, etc.; Fala demais; Não consegue aguardar a vez de falar, respondendo uma pergunta antes que seja terminada ou completando a frase dos outros; Tem dificuldade de esperar a sua vez; Interrompe ou se intromete em conversas e atividades, tenta assumir o controle do que os outros estão fazendo ou usa coisas dos outros sem pedir.
Se manifesta já nos primeiros cinco anos de vida, embora o diagnóstico só possa ser feito, com precisão, a partir dos 7 anos, devido ao processo de amadurecimento do sistema nervoso central. Os sintomas devem ser frequentes na vida do portador, estando presente nos últimos seis meses.
Como é feito o diagnóstico ?
O diagnóstico é clínico ,deve ser feito por um profissional (psiquiatra, neurologista, psicólogo, psicopedagogo) adequadamente treinado, o qual conheça os sintomas. A avaliação deve envolver os pais e a escola.
Embora o TDAH não tenha ainda cura, o tratamento atual consegue melhorar significativamente os sintomas. Este tratamento inclui abordagens educacionais, psicopedagógicas, fonoaudiológicas, psicológicas, comportamentais e farmacológicas.