top of page

A criança apresenta distúrbio ou dificuldades de aprendizagem? Qual a diferença?

Distúrbio de aprendizagem: Os distúrbios de aprendizagem estão relacionados com fundamentos orgânicos e demandam um tratamento específico. Entre as causas mais prováveis: lesão cerebral, alteração no desenvolvimento cerebral, hereditariedade com variáveis genéticas ou biológicas, características de funcionamento do sistema nervoso central, funcionamento dos órgãos sensoriais. Entre os principais distúrbios podemos citar: o Transtorno e déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), Transtorno obsessivo compulsivo(TOC), Síndrome de Tourette, disgrafia, disortografia, disfasia, afasia, dislalia, dislexia, discalculia, acalculia, hiperlexia, entre outros.

Dificuldade ou problemas de aprendizagem: Caracteriza-se por um resultado abaixo do esperado no desenvolvimento de elementos básicos como: escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio lógico e habilidades matemáticas. Participariam dessa conceituação os atrasos no desempenho escolar por falta de interesse, perturbação emocional, inadequação metodológica ou mudança no padrão de exigência da escola, ou seja, alterações evolutivas normais que foram consideradas no passado como alterações patológicas.

Saber diferenciar e acreditar que os distúrbios ou problemas de aprendizagem podem ser minimizados, se for desenvolvido um trabalho diferenciado da escola e profissionais adequados a cada situação, é de fundamental importância no desenvolvimento do educando.


Ana Rita Bordin Cardoso

Psicopedagoga clínica com Pós-Graduação em Educação Especial e Neuropsicopedagogia

Posts Recentes
bottom of page