top of page

"Se uma criança não consegue aprender da forma como ensinamos,talvez nós devêssemos ensinar da

A necessidade de implementar uma prática pedagógica que elimine qualquer barreira à aprendizagem é o grande desafio do educador do século XXI.

É necessário retirar o foco diagnóstico da figura do "aluno-problema", deslocando o olhar para as relações conflitivas que o cerca. A escola é o lugar onde a intervenção pedagógica intencional desencadeia o processo ensino-aprendizagem. O aluno não é somente o sujeito da aprendizagem, mas aquele que aprende junto ao outro o que seu grupo social produz, tal como: valores, linguagem e o próprio conhecimento. O papel do professor é a aceitação e o respeito pelas diferenças, pois estabelece um clima positivo dentro da classe, assim

a conduta e as expectativas dele determinam de forma decisiva o êxito ou o fracasso do aluno.

Cabe portanto ao professor planejar e implementar intervenções pedagógicas que deem sustentação para o desenvolvimento das crianças e dar a elas possibilidades de aprendizagem e autonomia.

O potencial existe em cada pessoa, não importa o grau de severidade da sua condição. É preciso mudar a forma de olhar e compreender que cada sujeito é um ser singular, único, sendo assim, é necessário transformar

as dificuldades em possibilidades e acreditar que pode existir uma forma diferente de ensinar e uma forma diferente de aprender.


Ana Rita Bordin Cardoso

Psicopedagoga clínica com Pós-Graduação em Educação Especial e Neuropsicopedagogia

Posts Recentes
bottom of page