MEU FILHO JÁ SABE LER E ESCREVER NA PRÉ-ESCOLA, DEVO ANTECIPAR SUA APRENDIZAGEM ?
Para que haja a aprendizagem é necessário que a criança desenvolva alguns pré-requisitos que lhes são naturais, como o desenvolvimento e a percepção do esquema corporal (capacidade de localizar em si e nos outros, partes do corpo), a coordenação motora global (marchar, bater palmas, correr, saltar), a coordenação motora fina (recortar, colar, escrever, cobrir pontilhados), a lateralidade (domínio de um lado do corpo sobre o outro), a orientação espacial (direita/esquerda, frente/atrás) e a orientação temporal (ontem/hoje/amanhã, dias da semana, meses, ano, horas).
A criança tem o momento certo para iniciar sua aprendizagem formal, que depende de fatores fisiológicos, ambientais, emocionais e intelectuais.
Cada uma tem sua potencialidade, a motivação para aprender, o grau de estimulação das habilidades necessárias à alfabetização e as experiências adquiridas por ela na interação com o seu meio ambiente.
Muitos pais ao perceberem a facilidade que a criança apresenta em aprender, tendem a apressar sua aprendizagem, sem atentar para a falta de maturidade em todos os conceitos antes mencionados.
A criança aprenderá, mas poderá apresentar problemas em algumas áreas da aprendizagem e também da coordenação motora.
Iniciar a alfabetização sem que a criança esteja pronta e preparada para isso, é incorrer num grande risco, pois poderá acarretar dificuldades intransponíveis logo no início do processo de aprendizagem.
Refletir antes de tomar essa decisão e avaliar se a criança já adquiriu todos os pré -requisitos é de fundamental importância para o seu desenvolvimento integral.